Publicidade

Inscrições para a fila de espera do Sisu 2022 terminam nesta segunda (18)

As inscrições para a lista de espera para o Sisu do segundo semestre de 2022 acabam nesta segunda-feira (18). Os candidatos que não foram aprovados em primeira chamada precisam acessar o Portal Acesso Único para se inscrever na lista de espera. Os interessados têm até às 23h59 do dia 18 para fazer a inscrição.

Após a divulgação dos aprovados em primeira chamada, os candidatos não selecionados podem acessar o Portal Acesso Único e conferir a posição que ficaram na seleção dos cursos selecionados em primeira e segunda opção. Entretanto, na hora de efetuar a inscrição na lista de espera, só é possível selecionar um dos cursos previamente escolhidos. 

Por isso, é importante que o candidato esteja atento à quantidade de vagas oferecidas pela instituição escolhida e a sua colocação na seleção. O professor e pedagogo especialista em avaliação, Admilson Costa, alerta que, além da quantidade de vagas, o candidato também deve ficar atento às notas de corte das edições passadas para vislumbrar o quão perto está da aprovação.

“O mais importante é ter noção da nota de corte. Uma que a partir desse parâmetro você consegue indicar uma vaga com maior possibilidade de adentrar neste curso. Caso contrário, pode ser que você com uma nota muito distante queime um cartucho na hora de escolher o curso”, explica o professor.

Quem também dá dicas sobre o processo é Geovanna Freitas, aprovada para um curso de medicina pelo Sisu. “Para mim, a maior atenção que o candidato deve ter em um processo como o Sisu é conhecer de fato o processo, como funciona. Quais são as instituições que participam, quando abrem as inscrições, quais são as notas de corte dos cursos, em especial do curso que você tem preferência”, diz.

A estudante ainda aconselha a observar as notas de cortes dos anos anteriores, conferir o número de vagas e saber como funcionam as outras chamadas. O Inep já havia divulgado previamente as quantidades de vagas para o Sisu do segundo semestre, dividido por instituição e modalidade. A informação também está disponível no Portal Acesso Único. No total, o Sisu está ofertando 65.932 novas vagas, distribuídas em 73 instituições públicas de ensino superior.
 

]]> Brasil 61